Yoga na Infância

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Yoga na Infância

As crianças de hoje vivem em contextos sociais que por um lado limitam a sua mobilidade, atrofiando a musculatura - mais fechadas em casa e salas de aulas, o que conduz ao sedentarismo - e por outro as privam de desenvolver a criatividade (pela vastidão de produtos infantis que possuem ou a que têm acesso não necessitam de os imaginar/criar).
Estão igualmente submetidas a demasiadas imposições estereotipadas como sejam as da imagem e das expectativas materiais, o que proporciona estados de insegurança e timidez.

Os propósitos do Yoga infantil são precisamente contrariar o sedentarismo e a imobilidade através do fortalecimento/alongamento muscular; estímulo à circulação sanguínea e por isso mesmo aos órgãos internos em geral; desenvolvimento da capacidade pulmonar, todas estas inevitavelmente associadas ao encontro com/ reconhecimento do corpo.
Busca-se também uma maior consciência emocional e mental através da exercitação da memória; do estímulo à concentração; da promoção da imaginação e criatividade, o que por si conduz à auto-análise, a uma maior noção dos sentimentos que nutrem por si e pela realidade que os envolve.

Como o obtemos?
Partindo do Yoga Clássico e introduzindo o movimento livre (bastante desinibidor); através de jogos e exercícios em pequenos grupos; concedendo espaços de partilha e permitindo/promovendo sugestão criativa por parte das crianças.

Porquê?
Porque são elas (crianças) o nosso futuro. Porque urge criar novos valores que nos reaproximem da natureza e do Humanismo. Porque o Yoga trabalha de forma integral i.e. partindo do corpo apostamos numa mente mais sã e consciente de si.


ACTIVIDADES:

Yoga na Infância
Sessões nas quais as crianças participam de forma autónoma,

proporcionando o crescimento saudável, a responsabilização e a auto-estima.


Dois níveis:

dos 3 aos 6 anos;

dos 6 aos 12;


Estendemos recentemente o trabalho à adolescência para melhor acompanhar os meninos nesta etapa das suas vidas tão cheia de mudanças, dúvidas e transformações constantes quer a nível físico quer no campo emocional (a partir dos 10/11 anos)

Yoga em Família
Esta actividade procura preencher a lacuna existente na nossa Sociedade respeitante aos momentos reais em que pais e filhos interagem de forma simultaneamente estruturada e criativa.

O grande propósito das sessões de Yoga em Família é disponibilizar uma actividade regular em que pai/mãe e filho se encontram de igual para igual, exploram os seus corpos, os seus movimentos, aprofundando o conhecimento que têm um do outro. O grande desafio é incutir o gosto pelos exercícios de forma a que possam reproduzi-los em casa de modo lúdico e espontâneo.

As aulas são realizadas a pares (pai/mãe + criança) e os exercícios são muitas vezes feitos a dois promovendo assim uma aproximação física a que não fica naturalmente alheia o estreitar do vínculo afectivo.

O horário do Yoga em Família está objectivado de acordo com os ritmos da criança pelo que não deverá ultrapassar as 18 horas!! O nosso intuito ao realizar esta classe é o de criar um espaço de lazer num momento do dia em que a criança está ainda disponível para aprender, criar e desfrutar.

Os exercícios realizados partem do Yoga clássico (posturas físicas, respirações, relaxamentos e meditações) mas ajustam-se às capacidades físicas dos intervenientes. São igualmente realizadas técnicas não tradicionais que permitem tornar as aulas dinâmicas, atractivas e criativas.

(para crianças desde os 3 anos)




Existe igualmente um formato de aula para famílias com bebés (até à aquisição da marcha) na qual trabalhamos essencialmente o estímulo adequado à etapa em que a criança se encontra, o fortalecimento do vínculo com o progenitor e, muito importante, a introdução de ferramentas que permitem ao adulto assegurar-se de que sabe cuidar do seu filho de modo saudável, lúdico e alegre!

Sem comentários: